segunda-feira, 3 de maio de 2010

Razão ou Emoção?

 Qual a sua escolha?
Muitas indagações são feitas quando tocamos nesta simples mais complexa questão. Mas afinal a qual devemos atentar?
É com esse intuito que começamos a entender o que significa “Emoção”, no momento em que vivemos ,esse estilo de vida, baseada na emoção, é tamanha e imprescindível .Quando entramos profundamente neste assunto passamos a compreender que , emoção e razão , são coisas distintas porém tão próximas.De acordo com o Dicionário Silveira Bueno ,Emoção  significa: comoção; abalo moral; perturbação. E Razão: Faculdade própria do homem de conhecer, pelo espírito, a distinção das idéias e das coisas; juízo; bom senso...
Quando escutamos a palavra “emoção” nos vem á mente vários derivados como paixão, desejo, vontade,... , se analisarmos pode-se perceber que eles se encaixam em um mesmo patamar. Lembro-me de quando Cristo falava aos seus discípulos que se eles quisessem seguir a ele, Cristo, deviam negar a si mesmo (Lc.9:23-24) ,ou melhor, as suas vontades , desejos, paixões, emoções.Isso deixa bastante claro o que Jesus queria com aqueles homens e também conosco, que deixemos de lado o homem pecaminoso que existe em cada um de nós e passemos a ser uma nova criatura( 2Co.5:17 /Gl.6:15), devemos nascer de novo(Jo.3:3), com novas atitudes e deixando de lado tudo o que chama ao pecado principalmente as emoções humanas.
O mundo está repleto de pessoas que abrem o seu coração e se deixam enganar com essas emoções que parecem caminhos bons mas que no final levam a caminhos de morte( Pv.14:12) . Os grandes problemas que o mundo enfrenta hoje são justamente conseqüências desta grande pendência para os desejos humanos, as emoções.Separação de casais, destruição das Famílias, sexo antes do casamento, doenças sexualmente transmissíveis,  homossexualismo,  guerras, assassinatos e vários outro problemas todos ocasionados por esse desespero do homem fazer a sua própria vontade deixando de lembrar do seu criador(Gn.1:26,27/ Ec.12:1) ,deixando se dominar por um emoção enganadora e passageira, pelos desejos do coração carnal e por uma paixão vergonhosa(Rm.1:18-32).
Mas dentre todos esses fatos que nos entristece , como diz o poeta , “eis que surge um povo forte revestido de poder...”, um povo que é diferente, que não anda no conceito dos ímpios nem se assenta na roda dos escarnecedores(Sl.1:1), um povo separado, que diz não para as suas vontades e diz pra vontade de Deus em nossas vidas, pra que sejamos fieis até o fim , e no final ganharemos a coroa da vida eterna(Ap.2:10), os separados que decidiram viver em razão de Cristo.Um povo que o mundo diz ser “loucos”,mas que vivem em um verdade espiritual que o mundo não entende(1Co.2:14).
A nossa emoção deve ser negada todos os dias de nossas vidas, pois passamos a entender que escolher a Razão , é sim o melhor meio de se encontrar Deus, isso quando a nossa Razão está na Bíblia Sagrada, nos ensinamentos de Deus para nós em uma vida de perfeita comunhão com o Senhor Jesus.
E devemos com toda força possível e impossível (Lc.1:37), mostrar para o mundo que somos diferentes e que nos seguimos e servimos á um Deus que vai muito além de emoções baratas e fajutas e que nos dá ,não uma emoção, mais um Amor verdadeiro e sincero.Prova disto foi a morte de Cristo , seu único filho, na cruz do calvário, que mostrou ao mundo o seu Amor que vai além da compreensível visão humana(Jo.3:16).
                Por isso devemos escolher viver na Razão de Cristo que através dela sim, nos nós completaremos, não com uma emoção qualquer, mais com o Amor verdadeiro e único que vem do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Siga os passos dele e lembre-se: “Ele também abandonou a emoção e seguiu a Razão pra nós Salvar!”

Deus abençoe.
A Paz do Senhor!

Um comentário:

Cláudio Muniz disse...

Belo texto, de excelente reflexão, que o Senhor continue a derramar bençãos em tua vida.
Amém
http://vidasimpactando.blogspot.com
Cláudio Muniz